Curso INAP Desenhista de estruturas Metálicas

Objetivo
Apresentar estruturas em aço como solução competitiva e econômica na construção civil e industrial brasileira. Mostrar as características e vantagens utilizando do aço. Ensinar noções de dimensionamento estrutural através dos procedimentos e técnicas construtivas. Transmitir aos alunos conhecimentos gerais sobre as vantagens e peculiaridades desta solução hoje em alta na construção civil e industrial brasileira.

Instrutor
Hêner Mendes Rodrigues – Perfil – experiência nas áreas de Projetos Conceituais Básicos e detalhados, Levantamentos de campo Inspeções de fabricações de Caldeirarias, estruturas Metálicas e Equipamentos Siderurgicos de porte médio, Acompanhamento de Montagem, Atuação dentro dos conceitos de qualidade e padrões ISO 9001 e 14.001. Conhecimento da sistemática de arquivamento e distribuição de documentação técnica. Softwares de Desenhos AutoCAD e Inventor Básico.
 

Programa

  • Introdução: Desenhos de estruturas metálicas, anteprojeto, Critérios de projeto, Conceito de projeto, Memorial de Cálculo, Especificação.
  • Projeções ortogonais: (Diedros de projeção – norma Européia e Americana.)
  • Teoria das funções estruturais dos seguintes elementos: Colunas, Tesouras, Vigas, Contraventamentos, Vigas de rolamento para pontes rolantes, Trilhos, Telhas, Terças, Tirantes, Grampos de fixação, Travessas, Chumbadores, Plataformas, Passarelas, escadas, Patamares e Corrimãos, (Com referências de cada elemento descrito.)
  • Trigonometria básica.
  • Elementos de fixação: Parafusos/ normalização empregos e identificação, Soldas/ normalização identificação aplicação e simbologia.
  • Parte prática: Usando referências dos elementos já vistos, tabelas técnicas, projetos, diagramas de montagem e listas. Prática do curso, projeto básico, elaboração de diagramas de montagem, detalhamento a partir do diagrama de montagem, listas de materiais, listas de marcação para montagem, listas de parafusos para montagem.
  • Noções de fabricação.
  • Apresentação de projetos, diagramas e detalhamentos em AutoCAD.

Pré-requisito
- Obrigatório: curso básico de Desenho técnico.
- Desejável: curso básico de Auto CAD.

Carga Horária
50 min./aula – 18 horas/mês – Total de 180 horas (10 mêses)

TURMA 02:

Início das aulas:
22 de agosto 2011.

Recesso:
19 de Dezembro 2011

Retorno Após o Recesso:
07 de fevereiro 2012

Término das aulas:
Previsto para Julho de 2012.

Dia das aulas:
Sempre às segundas-feiras

Horário:
19:00 até 22:40

TURMA 01 em andamento:

Término das aulas:
Previsto para Maio de 2012.

Faça sua matrícula clicando aqui

Leave a Reply