Técnico EAD

Técnico em Segurança do Trabalho

Carga Horária
1440h
Modalidade
À Distância
Certificação
Profissionalizante

Sobre o curso

O curso nível médio em Técnico de Segurança do Trabalho tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.

Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente. O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.

A organização curricular do curso propicia a construção de perfil de egresso fundamentado em competências éticas, legais e técnicas contemplando, ainda, raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multi e interdisciplinares. Abrange, transversalmente, a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa. A atuação nas carreiras públicas fica condicionada ao atendimento das normas específicas, notadamente do concurso público. O profissional da área de Segurança do Trabalho poderá atuar nos setores: alimentício, empresas Comerciais e Industriais, agroindustriais, construção civil, mineradoras, hospitais, dentre outros.

PORTARIA

O curso foi autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da Portaria nº 1089/2017-SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um diploma autorizado pelo MEC com validade nacional.

Requisitos de acesso ao curso

Os requisitos de acesso são os definidos pelo Conselho Estadual de Educação através das resoluções nº 01/2015, nº01/2017 e o Decreto Federal 5.154/2004, utilizando as seguintes formas de articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio:

  • Concomitante ao Ensino Médio: Com matrícula no curso e será ofertado somente a quem esteja matriculado na primeira série do ensino médio;
  • Subseqüente ao Ensino Médio: Ofertada somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

Metodologia

O aluno estudará pelo portal AVA – (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: vÍdeo-aulas, apostilas, artigos e biblioteca digital. Ao final do módulo, o aluno realizará avaliações “online” de forma presencial no Polo de apoio escolhido no ato da matrícula.

Cada módulo é estudado no prazo de 4 meses, podendo ser estudado de forma livre, dessa forma o aluno poderá flexibilizar o seu cronograma de estudos.

No AVA o aluno terá disponível o atendimento ao aluno para solicitação de serviços como: requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolado e respondidos dentro de 48 horas. Possuirá também acesso diretamente aos professores, devidamente qualificados e preparados para sanar dúvidas com relação ao conteúdo e atividades (respostas no prazo de até 48 horas).

Após a conclusão de todas as atividades online, presenciais e atingimento da média satisfatória para aprovação de 6.0, estará apto para solicitar e requerer o seu diploma.

REQUISITOS PARA MATRÍCULA

Cópia do RG e do CPF
Comprovante de Residência
Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados

OBS: Para inscrição no curso a documentação poderá ser anexada no sistema do aluno, porém o aluno tem um prazo em até 4 meses para enviar os documentos via correio para a sede da Escola Politécnica Brasileira.

O aluno deverá encaminhar via correio as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
RG e CPF
Comprovante de endereço atualizado

Faça a sua pré-matrícula

Alguma dúvida?

Fale com um consultor online.

Mais Informações

(31) 3273-3330
(31) 9 9514-4132

Conheça outros cursos

O INAP oferece diversos cursos em diversas áreas do conhecimento.

Design Gráfico

Informática

Letras/Libras

Menu